Club de
Foz do Iguaçu
Ponte

Banco de Cadeira de Rodas e Lacre Solidário

No dia 30 de Agosto de 2019 os Companheiros do Rotary Club de Foz do Iguaçu - Ponte deram uma super entrevista para a RPC - Afiliada Rede Globo em Foz do Iguaçu a respeito do Projeto Permanente do clube denominado "Banco de Cadeira de Rodas" e já aproveitaram a oportunidade para explanar sobre o Projeto Lacre Solidário que vem sendo administrado pelo Rotary Foz Ponte com uma ajuda enriquecedora dos demais clubes da cidade com muita alegria e entusiasmo. Acesse o link abaixo e curta na integra toda a Matéria que foi ao ar no último dia 30 de Agosto!  https://globoplay.globo.com/v/7885930/?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar

Postado em 05 de Setembro de 2019

Reconhecimento Projeto Visão do Bem

Na Manhã desta Terça-Feira (20/08/19) os Companheiros do Rotary Club de Foz do Iguaçu - Ponte se reuniram na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu para receber uma linda Homenagem em agradecimento ao maravilhoso trabalho realizado pelos companheiros do clube no Projeto Visão do Bem. O Projeto atendeu mais de 350 Jovens e Adultos que participam do Sistema EJA de Ensino aonde foram realizadas mais de 300 atendimentos de Optometria nos alunos visando uma melhora no aprendizado haja vista que quando se trata de estudos, a visão é de grande importância para que o conhecimento seja 100% aproveitado e realmente absorvido. Sob comando do Companheiro Gustavo Tramontin, os demais companheiros do clube tiveram a oportunidade de visitar as 8 escolas do EJA presentes em Foz e puderam trocar experiências além aprender um pouco mais com aqueles alunos que deram um show de entusiasmo e sabedoria.  Sendo assim, a Prefeitura de Foz do Iguaçu prestou uma linda homenagem através de seus Vereadores que agradeceram ao clube pelo lindo projeto e enfatizaram que projetos como este devem ser seguidos por todos pois vai além de um serviço prestado para a comunidade sendo considerado um lindo gesto de amor para com o próximo.  Nesta Sessão estiveram presentes os companheiros João Álvaro Lang (Presidente 2019/2020), Valdir Toebe (Presidente 2018/2019), Alzuir Matuchaki, José Augusto Batista , Luiz Alberto Ratzke Lemos e Gustavo Tramontin, companheiros estes que representaram  com maestria e excelência todo glorioso clube Rotary Club de Foz do Iguaçu - Ponte    

Postado em 20 de Agosto de 2019

Divulgação Lacre Solidário Colégio Estadual Arnaldo Busato

Em uma manhã super agradável de Quinta - Feira (01/08/19), os Companheiros Grezzana, Fernando e Mauricio do Rotary Club de Foz do Iguaçu - Ponte, foram até o Colégio Estadual Arnaldo Busato, para divulgar e informar os alunos sobre o Programa Lacre Solidário que está sendo realizado na cidade de Foz do Iguaçu.  Nesta ocasião a Diretora do Colégio informou que existem 05 alunos que usam Cadeiras de Rodas e por este motivo os alunos possuem uma motivação extra para contribuir com este lindo Programa que o Rotary está desenvolvendo. Infelizmente os companheiros não puderam passam em todas as 20 Salas de Aulas para falar sobre como o programa funciona, porém o Programa foi apresentado na primeira Sala de aula, aonde teve uma interação super especial e a partir dai 2 Alunas se propuseram a acompanhar a equipe para assimilarem um pouco mais a idéia do projeto e poder difundi-la para os demais alunos. Ao todo foram visitadas 03 Salas de Aula somando 120 jovens que puderam presenciar as mini palestras e participar com perguntas pertinentes ao programa. O Rotary Club de Foz do Iguaçu - Ponte tem muito orgulho e prazer ao realizar ações como esta que podem ser multiplicadoras de amor ao próximo e com certeza trará resultados muito benéficos a toda comunidade.

Postado em 01 de Agosto de 2019

Multirão Campanha Hepatite Zero

Acredite ,o Rotary é isto, companheirismo entre clubes, sempre pensando na comunidade que esta em sua volta, e estas campanhas são repletas de alegria. Com o envolvimento do Rotary club de Foz do Iguaçu-Ponte, Rotary club de Foz do Iguaçu Três Fronteiras e Rotaract Terra das Águas foi realizado neste último sábado, dia 27/08/19, uma grande ação no Shopping Cataratas JL no centro da cidade de Foz do Iguaçu. Nesta ocasião os foram feitos 246 testes de Hepatite C com trabalhos de conscientização sobre os maleficios que esta doença pode causar no organismo das pessoas, sendo assim, das 10hs até as 18hs os companheiros tiveram a oportunidade de receber as pessoas e explanar um pouco mais sobre a Hepatite e como se previnir dela. Para desempenhar com excelência tal trabalho, o Rotary contou com o apoio dos Agentes da Saúde de Foz do Iguaçu, além de alguns médicos e enfermeiros que estavam a disposição para eventuais necessidades. Sendo assim, os companheiros encerraram o dia com as metas alcançadas e o coração repleto de alegrias por estar colaborando mais uma vez com a nossa comunidade.

Postado em 27 de Julho de 2019

Organização de Materiais Campanha Lacre Solidário

Na noite desta Quinta-Feira 25/07/2019 os companheiros do Rotary Club de Foz do Iguaçu - Ponte se reuniram na Casa da Amizade para uma tarefa muito importante do Programa Lacre Solidário, que é a Separação e Organização dos lacres de Alumínio, Tampas Plásticas e Tampas de metal arrecadados pelas mais diversas empresas parceiras e apoiadoras do Programa. Na Ocasião, o Diretor do Programa Lacre Solidário de Foz do Iguaçu, José Grezzana, informou que é admirável o desempenho na arrecadação dos materiais e da mesma forma a determinação em que os companheiros trabalham para tornar este programa viável e admirado pela população. Informou também que o clube R.C.F.I - Ponte vem se dedicando ao máximo para que o programa tenha visibilidade notória por nossa população e que o programa seja visto como um "Programa da Família Rotária de Foz" e não somente de um clube A ou B. Desta maneira o Rotary vem contribuindo ainda mais com nossa sociedade e ajudando imediatamente a quem precisa através de objetos que talvez iriam para o lixo ou muito pior, indo parar na Natureza!

Postado em 26 de Julho de 2019

Divulgação Campanha Hepatite Zero

Na manhã desta Quarta-Feira 24 de Julho os companheiros Leandro Costa, Mauricio Costa (ambos do R.C.F.I.-Ponte ) e o companheiro Emerson Garcia (R.C.F.I.- Costa Oeste) reuniram-se com o também companheiro e Radialista Vanderlei de Almeida (R.C.F.I.- Ponte) da Radio Mundial FM 90.7 para uma conversa super agradável a respeito da Campanha Mundial de Combate a Hepatite. Nesta oportunidade os companheiros expuseram os meios de transmissão da doença bem como seus métodos preventivos e também os sintomas da doença. Muito foi falado sobre as ações de triagem que serão realizadas neste Sábado e Domingo (27 e 28/07) pelos clubes em diferentes locais da cidade com o objetivo de identificar possiveis pessoas que tenham o virus, para que possam procurar os agentes de saúde e fazer o tratamento adequado. As Ações acontecerão neste Sábado (27/07) no Shopping Cataratas JL no centro de Foz do Iguaçu das 10:00 às 18:00hs com a participação dos Clubes R.C.F.I - Ponte e R.C.F.I - Três Fronteiras e no Domingo (28/07) no Centro Comunitário do Bubas, região do grande Porto Meira, com os Clubes R.C.F.I - Costa Oeste e R.C.F.I - Cataratas. Haverá também ações do Rotaract Club de Foz do Iguaçu - Terra das Águas sob o comando do companheiro Hernan Aguilera porém ainda não foram divulgados os locais de trabalho. 

Postado em 24 de Julho de 2019

PROGRAMA LACRE SOLIDARIO

O projeto iniciado em junho do presente ano tornou-se realidade no dia 20 de novembro, denominado "Programa Lacre Solidário" da família rotária iguaçuense. Com belíssimo trabalho realizado pelos diretores de imagem pública dos 8 clubes de Rotary de Foz do Iguaçu, através de confecção da logomarca e todo material de recolhimento e gráfico de divulgação para iniciar o programa. O lançamento oficial aconteceu na Escola Estadual Santa Rita em Foz do Iguaçu, com a participação da emissora de tv RPC realizando o programa Me Chama! Na oportunidade foi recolhido uma grande quantidade de lacres de alumínio que espera-se ser o equivalente a uma cadeira de rodas. O programa Lacre Solidário de toda a família rotária iguaçuense, visa envolver a sociedade para ajudar na ação socioambiental a recolher lacres de alumínio e tampinhas de garrafas pets para que estes materiais sejam convertidos em cadeiras de rodas e também cadeiras de banho para as pessoas que realmente necessitam e não possuem condições financeiras. Em média são necessárias 100 garrafas pets de 2 litros cheias de lacres para que tenhamos 01 cadeira de rodas. Em cada garrafa pets comporta em média 900 lacres. O objetivo do Rotary até o final do ano rotário 2018/2019 é atingir a média de 01 cadeira de rodas por semana através da arrecadação dos lacres e assim aumentar a oferta para toda nossa sociedade. Seja a Inspiração através do trabalho socioambiental.  

Postado em 23 de Novembro de 2018

Ver todos

05/Junho - Dia Nacional da Reciclagem

05/Junho - Dia Nacional da Reciclagem O Dia Nacional da Reciclagem é celebrado anualmente em 5 de junho.   O objetivo desta data é conscientizar as pes- soas sobre a importância de coletar,  separar e destinar os materiais recicláveis, como emba- lagens plásticas, cartões, peças eletrônicas, etc.   A reciclagem é uma das alternativas que pode mos usar para ajudar o meio ambiente a se regenerar e não se desgastar rapidamente.   O Dia Nacional da Reciclagem foi criado oficialmente a partir da Lei nº 12.055, de 9 de outubro de 2009.   A escolha desta data (5 de junho) é uma referência ao dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, desde 1972.   Lembrando que neste mesmo dia também foi realizada a 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia.   Internacionalmente, o Dia Mundial da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. Esta data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).   Atividades para o Dia Nacional da Reciclagem:  Atualmente, reciclar é matéria obrigatória na escola, mas muita gente ainda nem sabe em que consiste e várias prefeituras não tem capacidade para realizar a coleta seletiva.   Algumas sugestões:  Confeccionar brinquedos com materiais recicláveis;  Organizar uma exposição sobre o significado dos 3R’s “erres” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);  Fazer uma exibição e organizar debates com curtas ambientais com temas sobre reciclagem; 

Em 04/06/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

05/Junho - Dia da Ecologia

05/Junho - Dia da Ecologia  O Dia da Ecologia é comemorado anualmente em 5 de junho.   O principal objetivo desta data é criar debates e reflexões nos diversos grupos sociais sobre os vários  pro- blemas ambientais que o planeta Terra enfrenta ou enfrentará, caso não seja feito algo para evitar a massiva poluição.     Entre os principais temas discutidos durante o Dia da Ecologia, destaca-se: a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio e das florestas; a extinção das espécies animais e vegetais, e a sustentabilidade.   Origem do Dia da Ecologia:  O Dia da Ecologia é celebrado em 5 de junho em homenagem a chamada "Conferência de Estocolmo", um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, para tratar assuntos ambientais.   Inicialmente, essa conferência das Nações Unidas reuniu 113 países, além de 250 organizações não-governamentais.  Ao longo dos anos 80, o interesse pela ecologia, e o equilíbrio natural se faz aumentar.   Em 1992, outra grande conferência, a Rio-92 é realizada no Rio de Janeiro para avaliar os avanços e envolver os governos e a população na preservação do meio-ambiente.   Atividades para o Dia da Ecologia:  Criar brinquedos com materiais recicláveis;  Diferenciar os diversos tipos de energias renováveis e não-renováveis e estimular a reflexão;  Promover uma caminhada junto à natureza;  Debater como tornar o ambiente que nos cerca mais ecológico e passar à ação.   Todos gostam de sombra, mas poucos plantam árvores.    O que uns chamam de crise ecológica é consequência da ambição humana, este é nosso triunfo e nossa derrota. Plantar ideias ecológicas é a garantia de um futuro fértil, tempo de colhermos sustentabilidade.   

Em 04/06/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.    Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.    Quando o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado?    Em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.    Nessa Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.    Por que o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante?   Espera-se que, com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a sociedade obtenha informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais.   Também tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.    Para que a conscientização aconteça, a cada ano um tema é debatido amplamente ao redor do mundo. São realizadas campanhas que mobilizam não apenas o cidadão comum, como também governantes e empresas.   Apesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples.   Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras.   Dicas importantes para preservar o meio ambiente:  Economize água e energia;  Não compre animais silvestres sem autorização;  Evite hábitos consumistas,  Comprando apenas o que for necessário;  Sempre que possível, deixe seu carro em casa;   Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;   Reaproveite e recicle;  Não desperdice alimentos.    “Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.”  (Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente).  

Em 04/06/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

Rotary Guarani conclui 5º Edição do Tricotando pela Vida com doação para Uopeccan

Os companheiros do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon Guarani finalizaram a 5ª Edição do projeto Tricotando pela Vida 2020 com a entrega de acessórios para os pacientes do Hospital do Câncer (Uopeccan), no último dia 29 de maio. Iniciado em 2016 e encabeçado pelo Rotary Club de Marechal Cândido Rondon Guarani, a edição deste ano teve uma particularidade devido ao atual cenário de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Contudo, isso não desanimou o clube. A companheira, Josiane Wiedmer, afirma que mais uma vez foi possível alcançar um bom número de peças e que por este motivo o hospital de Uopeccan, de Cascavel, também pode ser contemplado, mesmo durante esse período de dificuldades. “Foi um trabalho sem muita divulgação, devido a situação atual, considerando as atividades suspensas por conta da pandemia. Contudo, esse projeto aconteceu, porque a comunidade, mesmo estando em casa, estava desenvolvendo os trabalhos artesanais. O Rotary apostou mais uma vez no projeto para este ano”, destaca Josiane. Com o projeto foi possível arrecadar novelos de lã para confecção de luvas, toucas e cachecóis, assim como peças prontas para doar aos pacientes. Em dois meses, foram 401 peças confeccionadas, posteriormente distribuídas entre pacientes do Núcleo Solidário, que faz um trabalho conjunto com a Uopeccan, de Cascavel. “Este ano tivemos a parceria do Grupo do Bem Vai'Idosas, que fizeram em tricô e crochê algumas peças para doação. E outras peças também arrecadamos junto com a comunidade, que doava produções feitas em casa. Durante esse tempo, o contato sempre era feito através de WhatsApp, para continuar prevalecendo essa comunicação sobre orientações do local para ser entregue, bem como a retirada”. E para essa parceria acontecer, o Rotary Guarani doou novelos de lã para o Grupo do Bem Vai'Idosas a fim de que fizessem peças em tricô e crochê para doação. Segundo a representante do grupo, Neuza Kussaba, essa parceria foi muito importante até mesmo para o eles, para elevar os níveis de satisfação de seus membros. “A parceria com o Rotary Guarani foi muito importante para nós, porque desse modo pudemos continuar incrementando ainda mais o número de voluntários, além do fato de cada um se dispor de seu tempo livre e os gastos na aquisição de materiais, estes que foram fornecidos pelo clube”, comemora Neuza. O presidente do Rotary Guarani, Sérgio Alexandre Mundstock, destacou que o projeto é uma forma do Rotary cumprir seu papel. “Esse é um projeto que envolve muitas pessoas que trabalham pelo bem comum, o que resulta em momentos de alegria, trazendo mais conforto para cada um dos pacientes, ainda mais nesse período. Percebemos a gratidão de quem recebe, mas também de quem trabalhou por isso. Projetos assim fazem toda a diferente”, finalizou.

Em 03/06/2020 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Guarani

Reuniões Online

Em meio a pandemia todos precisamos nos reinventar, com o Rotary Club de Palmas não foi diferente, as reuniões precisaram ser realizadas de forma online. A fim de mantermos o companheirismo e os projetos rotários. Já estamos na 9ª reunião online.

Em 01/06/2020 por Rotary Club de Palmas

Companheiro Rodrigo Luiz Glesse tomará posse como Presidente para a gestão 2020/2021 do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon Guarani

No dia último dia 25, ocorreu a primeira reunião online do Conselho Diretor do Rotary Guarani para o ano rotário 2020/2021. Na ocasião, foi pautada a valorosa participação do Governador do Distrito 4640 do Rotary International para o ano rotário 2014/2015, Companheiro Celso Luiz Fracaro, de Guarapuava. Companheiro Fracaro fez Instrução Rotária abordando pincipalmente o atual momento vivido. “O atual cenário é atípico, um período de pandemia global causada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Contudo, para os companheiros de Rotary, este período tem tudo para ser diferente, porque somos líderes e devemos traçar metas e objetivos juntamente com nossa comunidade para que as nossas ações possam surtir os efeitos necessários, envolvendo desta forma todos os companheiros do clube para que haja sucesso”, comenta. O trabalho do Rotary não pode parar. O lema rotário deste ano é “o Rotary abre oportunidades”, é preciso reinventar, exagerar em possibilidades e tornar o clube mais eficiente no auxílio da comunidade. Segundo o companheiro Rodrigo Luiz Glesse, que assumirá a gestão 2020/2021, é necessário buscar alternativas para viabilizar projetos de grande porte para o munício de Marechal Cândido Rondon, que atenderão um grande número de pessoas. “Esse é o grande desafio: como viabilizar projetos durante uma pandemia. Para isso, o Rotary se utiliza de plataformas digitais que auxiliam na realização de reuniões para contabilização de projetos e propostas para o agora e a longo prazo. Isso transforma nossa realidade local, agregando-a com exemplos e faz com que possam desenvolver cada vez mais”, finaliza Rodrigo.

Em 01/06/2020 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Guarani

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
CASA DA AMIZADE-AV BRASIL,1956 Cep: 85851-000